MSC apresenta MSC World Europa

MSC

O navio é o primeiro de uma “pioneira classe de navios”, a World Class, da MSC Cruzeiros, e que se distingue por apresentar “um design naval inovador e um design interior ultramoderno, totalmente diferente de qualquer outro presente no mar até ao momento, prometendo redefinir a experiência de cruzeiro”. Mas, mais do que a utilização de todo o conjunto de novas tecnologias há que destacar que este é o primeiro navio a LNG (Liquefied natural gas ou gás natural liquefeito em português), o que significa que é o navio “mais avançado ecologicamente até ao momento”.

Da parte dos hóspedes há todo um outro conjunto de inovações que aí sim, poderão ver.

 

Novas experiências

A dimensão do navio e a atenção em proporcionar experiências para todas as idades permitiram que os arquitectos (e a MSC Cruzeiros) criassem bairros (completamente distintos), “cada um com a sua própria disposição e experiências, desde um tranquilo bairro zen apenas para adultos até à animação da promenade com entretenimento, lojas e bares, até a um bairro familiar isolado que acolhe tanto quanto dez novas instalações para crianças”.

A acrescentar a isto há que contar ainda com 6 piscinas e 14 banheiras de hidromassagem, um sundeck e ainda um Aquapark. Sem esquecer, é claro, os espectáculos de teatro, diferentes a cada noite.

 

A gastronomia… ah, a gastronomia

Embora a ideia de um cruzeiro seja visitar os vários destinos onde o navio faz paragem há que contar com todo o tempo passado dentro do navio. E a gastronomia é uma parte importante desse tempo. No caso do novo navio da MSC conta com 13 restaurantes, 6 dos quais de “especialidades”. “O novo protótipo oferece uma ‘tela em branco’ com a oportunidade de introduzir novos conceitos e experiências imersivas, baseadas na expressão criativa e oferecendo uma experiência interactiva inesperada com dois locais totalmente novos: o famoso Chef’s Garden Kitchen com foco em micro-telas saborosas e La Pescaderia, uma grelha tradicional de frutos do mar com mesas ao ar livre.”

Os “tradicionais” mantêm-se. É o caso do Steakhouse que disponibiliza a “tradicional comida americana” e o Butcher’s Cut. Para os fãs da comida asiática poderão escolher entre o Kaito Teppanyaki Grill e o Sushi Bar. Há ainda o Hola! Tacos & Cantina de inspiração latino-americana. A par, claro, dos três restaurantes de buffet.

 

Novos camarotes

Nova categoria significa novos estilos de camarotes. Mais precisamente 19 categorias diferentes, sendo que 65% dos quais são camarotes com varandas. Das categorias disponibilizadas 7 são totalmente novas. As novidades incluem:

  • Suítes e camarotes com varanda com vista para a promenade projetadas para que os hóspedes possam absorver a atmosfera vibrante abaixo.
  • Exuberantes suítes duplex MSC Yacht Club com varandas amplas e com banheira de hidromassagem privativa, assim como, sala de estar / refeição aberta.
  • Elegantes Suítes Aurea com varanda espaçosa e banheira de hidromassagem privativa.
  • Camarotes com vista mar infinita e janela de correr panorâmica que se transforma numa balaustrada de vidro quando aberta.

 

Novo design

Uma das coisas que “salta” à vista no novo navio da MSC Cruzeiros é o seu design. A popa, em forma de Y, tem “abertura para a impressionante Europa Promenade, com 104 metros de comprimento, com vistas para o oceano de cortar a respiração”. Além disso a promenade foi totalmente redesenhada. Com o nome de The Spiral – trata-se de “uma impressionante peça central arquitectónica em forma de escorrega que abrange 11 decks – o mais longo no mar!”.

Outro dado interessante: com 333 metros de comprimento, 22 decks de altura e 40.000 m2 de espaço público, o MSC World Europa é o maior navio da frota da MSC Cruzeiros em comprimento.

 

Um navio ecológico

O MSC World Europa será o primeiro navio movido a LNG da frota da MSC Cruzeiros. Segundo a empresa o combustível com que este funciona, Gás Natural Liquefeito (LNG), é um dos combustíveis navais mais ecológicos do mundo disponíveis em escala e irá desempenhar um papel crucial na transição para a descarbonização do transporte marítimo internacional. “Reduz fortemente as emissões locais de poluentes atmosféricos, tais como óxido de enxofre em até 99% e óxido de nitrogénio em até 85%.”. Mas não só. “O GNL, também, desempenha um papel fundamental na mitigação da mudança climática, pois, oferece reduções de CO2 em 25% e está a abrir caminho para a absorção de hidrogénio e amoníaco de combustíveis não fósseis sustentáveis.”

A par disto o navio conta com sistemas de redução catalítica seletiva (SCR), ligação de energia “shore-to-ship”, sistemas avançados de tratamento de águas residuais desenvolvidos de acordo com o MEPC 227 (64) da Organização Marítima Internacional, sistema de gestão de ruído irradiado subaquático e uma ampla gama de equipamentos com eficiência energética que ajudam a reduzir e aperfeiçoar o uso de motor.

 

Itinerário

O novo navio da MSC Cruzeiro começará a navegar no final do próximo ano, mais precisamente em Dezembro de 2022 e fará a sua temporada inaugural no Golfo. Segundo dados disponibilizados pela MSC Cruzeiros tudo começará com um cruzeiro especial de 4 noites com partida de Doha, no Qatar, até ao seu novo porto de embarque no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Depois disso fará cruzeiros de 7 noites com partida do Dubai até à moderna metrópole vizinha de Abu Dhabi, dai para a Ilha Sir Bani Yas. Fará escalas no porto de Dammam, na Arábia Saudita, assim como em Doha, a capital futurista do Qatar, antes de regressar ao Dubai.

Com partida do Dubai a 25 de Março de 2023, o MSC World Europa seguirá para o Mar Mediterrâneo. No Verão de 2023, oferecerá cruzeiros de 7 noites com partidas dos portos italianos de Génova, Nápoles e Messina, assim como, Valletta em Malta, Barcelona, em Espanha e Marselha, em França.

Partilhar

Alexandra Costa

Jornalista desde 1996 sou portuguesa de nacionalidade, alfacinha de nascimento, alentejana de coração e uma viajante do mundo. Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa. Basicamente sou apreciadora dos prazeres da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.