25 a 267 de Junho: Lamego enche-se de poesia

lamegoO festival literário “Lamego Cidade Poema” está de regresso a Lamego. De 25 a 27 de Junho a cidade vai viver de poemas, música, leituras e conversas à volta da poesia e dos livros.

Esta é a quarta edição do Festival, organizado pela Câmara Municipal de Lamego, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lamego que, mais uma vez, irá decorrer na sala de espectáculos do Teatro Ribeiro Conceição. Um evento que junta diversão e cultura e que incentiva à leitura de livros. De géneros tradicionalmente esquecidos. Diga-se poesia.

No programa deste ano constam iniciativas como sessões de poesia, conversas temáticas, um concerto poético e uma peça de teatro para crianças, destacando-se também a atribuição do “Prémio Literário Fausto Guedes Teixeira”, conceituado e reconhecido poeta lamecense.

Há ainda outro momento alto. Mais precisamente a a apresentação do “Acordes de Lamego em Tempo de Pandemia”, um livro que reúne textos de vários cidadãos de Lamego numa alusão à atual situação pandémica que o mundo atravessa.

 

Quem foi Fausto Guedes Teixeira

Fausto Guedes Teixeira nasceu a 11 de Outubro de 1871 em Lamego. Oriundo de uma família aristocrata, estudou Direito na Universidade de Coimbra, onde confraternizou com vários intelectuais portugueses e estudantes que se destacaram na poesia. Poeta idealista, teve no tema do amor a sua principal fonte de inspiração. Viveu no Brasil, passou por Moçambique e instalou-se em Lisboa, onde viveu durante cerca de 20 anos, e se destacou como jornalista e em diversas funções políticas. Nos últimos anos de vida, regressou a Lamego passando a residir na Casa do Parque, local onde viria a falecer em 1940.

Partilhar

Alexandra Costa

Jornalista desde 1996 sou portuguesa de nacionalidade, alfacinha de nascimento, alentejana de coração e uma viajante do mundo. Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa. Basicamente sou apreciadora dos prazeres da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.