Setembro – história do vinho português

Setembro é mais do que apenas um mês no calendário. É, por tradição, a altura do ano em que se fazem as vindimas. Onde se colhe o fruto que resulta de um ano de trabalho. E o ponto de partida para aquele que é considerado o néctar da vida.

Em cena desde Março, “Setembro a Vida Inteira” foi, entretanto, seleccionado para o EDOC – Encuentros del otro Cine, um festival internacional de cinema documental no Equador e que se realiza no mês de Maio, em três cidades daquele país. Trata-se de um documentário sobre o vinho, as vindimas, e as famílias que o produzem. Uma longa-metragem onde se contam as “histórias das gentes do vinho”, realizado por Ana Sofia Fonseca e produzido pela Carrossel Produções.

O filme que conta com a participação de produtores como a Herdade da Malhadinha Nova, Dirk Niepoort, Sogrape Vinhos, Luís Pato, Adega Cartuxa, Quinta do Vale Meão, Casa Ermelinda Freitas e os Vinhos Barbeito. Um documentário com história e cheio de histórias.

A estreia mundial ocorreu no International Wine Film Festival, festival internacional de cinema nos Estados Unidos da América, cabendo ao MOST International Wine & Cava Film Festival, em Espanha, a estreia europeia.

 

Sinopse:

Um país. 700 milhões de garrafas. Mais de 2000 anos de história. Todos os calendários, a sorte jogada em Setembro. Homens, mulheres e crianças contam a vida pelas vindimas. O vinho está na moda e o português nunca teve tanto reconhecimento como hoje. Este filme é o seu retrato pessoal, um tema universal com a alquimia local. ‘Setembro A Vida Inteira’ viaja pela intimidade das vinhas e das adegas, descobrindo paixões, crimes e aventuras. Mas este documentário é também sobre paixão, liberdade e fé. Um convite à reflexão sobre a natureza humana e à relação entre os donos da terra e quem a trabalha. Porque nada fermenta como uma boa história, as vidas das gentes do vinho são passaporte para descobrir Portugal.

 

 

Partilhar

Alexandra Costa

Jornalista desde 1996 sou portuguesa de nacionalidade, alfacinha de nascimento, alentejana de coração e uma viajante do mundo. Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa. Basicamente sou apreciadora dos prazeres da vida.

2 thoughts on “Setembro – história do vinho português

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.