Vida e obra de Álvaro de Campos em destaque no Algarve

Durante este mês e até ao final de Novembro, Tavira celebra o nascimento e a obra de Álvaro de Campos, uma das figuras mais emblemáticas ligadas à cidade, com um conjunto de iniciativas culturais que integram o programa cultural ‘365 Algarve’. Durante dois meses, artistas, autores e associações convidam o público nacional e internacional a celebrar o talento único de Álvaro de Campos, através de uma programação que contempla declamações de poemas, momentos musicais, exposições e jantares vínicos, entre outras iniciativas.

O programa cultural ‘365 Algarve’ celebra desta forma, as raízes algarvias de Fernando Pessoa, que fez nascer na cidade de Tavira, a 15 de Outubro de 1890, o seu mais importante heterónimo: Álvaro de Campos.

Várias exposições estão planeadas para comemorar o engenheiro naval que se tornou poeta.

Até 30 de novembro, é possível visitar a exposição de pintura Sonhos Incompletos, de Kinga Subicka, no restaurante Gilão; a Exposição de Isabel Macieira & Matthijs Warner, na Casa Álvaro de Campos; a Exposição Fotográfica na Associação de Fotógrafos; a Exposição de Pintura de Fonseca Martins, na Tavira D’Artes; e a Exposição Documental, no Clube de Tavira.

As comemorações propõem experiências únicas, como As Noites de Vinhos e Poesia, em que, ao som de poemas de Álvaro de Campos, declamados em português e inglês, será servido um jantar vínico. Os jantares decorrem no Restaurante Álvaro de Campos, nos dias 7, 14, 21 e 28 de Outubro.

O poeta será celebrado ainda com concertos de jazz, música coral, e encontros e conferências, sendo de realçar uma Exposição Virtual no site do Arquivo Municipal de Tavira, sessões de Poesia Online no site do Jornal Postal do Algarve; e de Poesia e Música  na página do Facebook do Espaço Cultural Leão da Serra Basília (14 de outubro). Dia 15, haverá uma sessão de cinema que inclui a estreia do documentário ‘Quem é Álvaro de Campos’.

 

Partilhar

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo. Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

Raquel Carvalho has 169 posts and counting. See all posts by Raquel Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.