
Com o objetivo de conhecer as preferências dos seus clientes e as tendências de viagem para este ano, o Barceló Hotel Group realizou uma pesquisa nas suas redes sociais, na qual participaram mais de 8.700 pessoas de 20 países. Uma iniciativa alinhada com a estratégia focada no cliente, na qual o Barceló Hotel Group aposta mais uma vez, através da escuta ativa dos seus seguidores. O principal objetivo é conhecer as tendências que vão moldar as viagens e, enquanto líderes na inovação experimental, criar experiências originais e transformadoras alinhadas com essas tendências, que surpreendam os seus clientes.
Gastrolovers: o turismo gastronómico em ascensão
Se nos últimos tempos o turismo gastronómico tem ganho destaque, será em 2024 que ele se tornará uma maneira de vivenciar as férias. Os gastrolovers viajam com o paladar, à procura das melhores experiências gastronómicas, quando organizam as suas viagens. Assim, 76% dos entrevistados afirmam valorizar fatores como a tradição culinária própria do destino, bem como a oferta gastronómica do hotel, a autenticidade e a qualidade da sua proposta.
Os hotéis do Barceló Hotel Group oferecem ao turista propostas gastronómicas que fundem as receitas tradicionais do destino com técnicas próprias da alta cozinha, lideradas pelos melhores chefs locais e a exaltação do produto local. Atualmente, a empresa conta com um total de 7 estrelas MICHELIN em várias acomodações em Tenerife, Gran Canaria, Granada e Huesca, sendo a cadeia hoteleira com o maior número de reconhecimentos em Espanha, incluindo a primeira Estrela Verde do arquipélago canário.
Cuidado pessoal: viagem ao centro do bem-estar
Na era do autocuidado, é lógico que o bem-estar esteja entre as principais tendências de viagens para este ano. O wellness veio para ficar, sendo cada vez maior a oferta de hotéis com instalações, tratamentos e atividades dedicadas ao bem-estar interior e exterior. De acordo com os dados da pesquisa do Barceló Hotel Group, mais de metade dos viajantes (52%) afirma que descansar e dedicar tempo a si mesmos, através de experiências de autocuidado, serão os principais objetivos das suas férias este ano. Destinos e acomodações com oferta wellness destacada terão um papel especial este ano, seja em spas, centros desportivos ou opções para praticar atividades como yoga, meditação ou mindfulness, etc. Está na hora de se cuidar.
Comprometido com o cuidado das pessoas, o Barceló Hotel Group lançou este ano o WeBalance: um programa inovador criado para hóspedes e funcionários, com o objetivo de encontrar equilíbrio antes, durante e depois da viagem. Um plano holístico com experiências únicas e personalizadas que contribuem para um estilo de vida ativo, saudável e equilibrado. Sempre com uma abordagem prática, agradável e realista, e levando em consideração fatores como o exercício físico, alimentação e tranquilidade mental.
Regeneração: viagens mais conscientes
A sustentabilidade e a consciencialização sobre o cuidado do meio ambiente são temas relevantes no que diz respeito a viagens em 2024. Mais de metade dos entrevistados afirma considerar o impacto ambiental ao escolher o destino das suas férias, procurando, portanto, por alternativas mais sustentáveis e responsáveis. Estas podem variar de hotéis que utilizam energia verde e respeitam o ambiente até a escolha dos locais onde consomem para contribuírem para a economia local.
Quando se trata de avaliar questões relacionadas com a sustentabilidade no hotel de destino, 26% dos entrevistados afirmam que preferem participar ativamente do turismo regenerativo através de ações fornecidas pelo próprio hotel (reciclagem de roupas, recolha de resíduos na praia, redução do consumo de água no chuveiro, etc.); enquanto 25% valorizam positivamente a existência de sistemas de energia eficiente e economia no consumo de água nas instalações hoteleiras; e para 22%, a redução do uso de plásticos e o plano de resíduos zero são fundamentais.
Esta forma de entender o turismo não é possível sem o envolvimento do setor, por isso, através da sua estratégia de sustentabilidade Barceló ReGen, o Barceló Hotel Group garante que os seus hotéis sejam espaços cada vez mais respeitosos com o meio ambiente, enquanto contribuem para o desenvolvimento económico, social e cultural dos destinos, sendo economicamente sustentáveis e eticamente responsáveis.
Memórias de viagem: experiências para recordar
Este 2024 será o ano das viagens para recordar. Os viajantes desejam mais do que nunca criar memórias durante as suas férias, viver experiências que se afastem dos lugares comuns e abraçar um turismo experimental que deixe uma marca profunda. Segundo dados da pesquisa do Barceló Hotel Group, 79% estão dispostos a investir mais em experiências diferenciadas nas suas viagens, tanto de caráter local como premium ou relacionadas com a cultura. A qualidade prevalece sobre a quantidade num ano onde colecionar atividades é relegado em relação à vivência de momentos inesquecíveis.
Os hotéis do Barceló Hotel Group são muito mais do que um lugar para dormir. As suas diferentes marcas hoteleiras oferecem uma experiência única e transformadora, onde cada detalhe conta. Dessa forma, trabalha-se em cada aspecto da estadia para uma experiência de marca completa que satisfaça todos os desejos e expectativas dos hóspedes. Gastronomia, quartos, entretenimento ou bem-estar, tudo é preparado meticulosamente para que a viagem possa ser planeada sob medida. Além disso, a rede conta com a plataforma digital Barceló Experiences, que oferece aos viajantes atividades criadas em colaboração com fornecedores locais e que destacam a cultura local, para desfrutar de cada destino através de experiências que permanecem na memória.
Turismo personalizado: a era da hiperpersonalização
A personalização faz toda a diferença. As férias padronizadas ficaram no passado, enquanto a hiperpersonalização está a ganhar espaço. De facto, 39% dos entrevistados esperam viver durante as suas férias experiências que se adaptem ao seu estilo de vida, com opções que lhes permitam escolher entre diferentes experiências e serviços.
Nesse sentido, a Inteligência Artificial (IA) trará um valor significativo às viagens, especialmente na fase de planeamento através da internet, possibilitando aos consumidores a oportunidade de usufruírem de ofertas e serviços personalizados. Embora a tendência em resposta à inflação seja economizar mais do que em anos anteriores, prevê-se que os viajantes elevarão o nível das férias com luxos personalizados. De facto, mais de metade (56%) planeia aprimorar as suas experiências com ofertas e serviços complementares. Nesse contexto, o Barceló Hotel Group possui uma ferramenta inovadora baseada em IA que permite à sua equipa oferecer a melhor experiência possível aos seus hóspedes, desde o início da reserva até o término da viagem, personalizando ao máximo a estadia.
Viajantes não sazonais: o prazer de viajar fora de época
Nos últimos meses, os viajantes têm demonstrado um interesse crescente em fazer mais escapadinhas curtas ao longo de todo o ano, em contraste com a tendência tradicional de concentrar as suas viagens num único período, contribuindo assim para uma progressiva desestacionalização do turismo. Quase 40% dos participantes da pesquisa do Barceló Hotel Group afirmam que preferem viajar em qualquer época do ano a fazê-lo durante um período de férias específico.
Com o objetivo de promover essas viagens fora de época, o Barceló Hotel Group oferece ao longo do ano propostas especiais que coincidem com momentos marcantes no calendário fora da época alta, permitindo assim que os viajantes desfrutem de escapadinhas nos meses de menor movimento enquanto economizam nas suas reservas.
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