Fábio Alves apresenta ravióli de camarão

Com a quarentena e a maioria dos restaurantes fechados ou a funcionar em regime de take away muitos chefs têm aproveitado para fazer live cookings e apresentar algumas receitas. Receitas que, pela sua simplicidade, podem ser feitas por todos (ou quase todos) em casa.

Esta semana o chef Fábio Alves, do restaurante SUBA – localizado no Hotel Verride Palácio de Santa Catarina, apresenta um belo “ravióli de camarão e seu aveludado”. Então vamos à dita.

 

Ingredientes

300 g de farinha
1 ovo
1 gema
Água q.b.
Açafrão q.b.
Sal q.b.

 

Preparação

Colocar a farinha num recipiente, fazer uma cavidade e adicionar, os ovos, açafrão, trabalhar a massa e ir adicionando um pouco de água, trabalhar a massa até ela deixar de se agarrar aos mãos, deixar repousar a massa enquanto preparamos os seguintes passos.

 

Ingredientes do ravióli

250 g de camarão
10 g de coentros
5 g de nata
Pimenta q.b.
Sal q.b.

 

Preparação

Descascar o camarão e reservar as cascas e as cabeças.

Triturar os ingredientes e reservar.

 

Ingredientes do aveludado de camarão

100 g de camarão
100 g pimento
100 g de cebola
100 g de tomate
20 g de coentros
20 g de alho
5 g de brandy
Sal q.b.
Pimenta q.b.
50 g de manteiga
15 g de azeite
1 litro de água

 

Preparação

Num tacho colocar os camarões juntamente com as cascas e as cabeças (que estavam reservadas) com um fio de azeite, deixar alourar bem e ir esmagando as cabeças e os camarões. Adicionar os legumes, deixar alourar a refrescar com o brandy. Juntar a água e deixar cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos. No fim triturar, adicionar a manteiga e rectificar os temperos.

 

Preparação do ravióli

Polvilhar farinha na bancada e esticar a massa com ajuda de um rolo pasteleiro, esticar o mais fino que conseguir, cortar a massa com ajuda de dois copos – um deve ser um louco mais largo que o outro. Os cortes com os copos mais pequenos serão a base do ravióli e os cortes maiores serão a capa do ravióli.

Colocar o recheio (aveludado de camarão) no círculo de massa mais pequeno, passar água à volta da massa e colocar o círculo maior. Colar bem as massas e cozinhar em água abundante durante cerca de 3minutos. Por fim colocar a manteiga num tacho e saltear (brevemente) os raviólis – aproveite e rectifique temperos.

Partilhar

Alexandra Costa

Jornalista desde 1996 sou portuguesa de nacionalidade, alfacinha de nascimento, alentejana de coração e uma viajante do mundo. Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa. Basicamente sou apreciadora dos prazeres da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.