©Real Companhia Velha

17.56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha: o novo spot do Porto

A data está marcada: 30 de Agosto. É nesse dia que abre um espaço que reúne simultaneamente um museu de divulgação/promoção da região demarcada do Douro e a empresa que esteve na sua génese (a Real Companhia Velha) e uma área de prova e degustação de vinhos e produtos complementares. Diga-se queijo, harmonização com comida e ainda uma sala para consumo de charutos. Tendo ainda uma bela vista para a ponte D. Luís e o rio Douro. Digam “Olá” ao 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha.

A dois passos do Cais de Gaia entramos por uma rua pedonal – na Alameda da Rua Serpa Pinto, 44B; também com entrada pela Avenida Ramos Pinto. No rés-do-chão encontramos o Museu da 1.ª Demarcação que, mais do que apenas ser uma mostra da evolução do negócio da Real Companhia Velha (a mais antiga empresa portuguesa, com actividade ininterrupta há quase 262 anos), explica como surgiu a Região Demarcada do Douro, o seu impacto na economia e o papel da Real Companhia Velha. Um espaço a percorrer com tempo e atenção. Mesmo porque existem pequenas preciosidades que valem a pena olhar com mais atenção. É o caso do Alvará Régio assinado por D. José I a 10 de Setembro de 1756, sob o auspício do Marquês de Pombal – disponível na versão original, intocável, e em duas versões digitais, passíveis de serem folheadas, o mapa interactivo que divulga a evolução da Região nas suas três fases, um vídeo da década de 50/60 que mostra como era a vida na altura e como eram feitas as vindimas. Sem esquecer uma montra com a evolução do design das garrafas de vinho do Porto.

Uma pequena nota. O bilhete, que tem um custo de 15 euros, dá direito a uma prova de vinhos.

©Real Companhia Velha

No primeiro andar… bem… no primeiro andar está uma pequena maravilha. Um open space a ocupar todo o andar, mas onde, pela decoração, não há a sensação de demasiado espaço. Onde foram criados inúmeros recantos, com actividades distintas. Desde um terraço panorâmico com vista para o Rio Douro, um lounge onde é possível descontrair, ao bar onde é possível experimentar uns vinhos (a carta tem mais de 500 referências, das quais 350 são Real Companhia Velha, 150 são vinhos portugueses e cerca de 110 são vinhos do resto do mundo) e harmonizar com uns petiscos. Em alternativa (ou depois) pode optar por fazer uma refeição completa. E há muito por onde escolher. Cozinha tradicional, peixe e marisco, devidamente assegurada pela equipa da Real Companhia Velha, sandes gourmet e steakhouse, garantia do Reitoria ou escolher o Shiko um raw bar, de inspiração japonesa.

©Real Companhia Velha

Além destes espaços há ainda salas privadas onde é possível realizar provas ou jantares (mais) intimistas. E não esquecer dois espaços únicos: a a Fromagerie Portuguesa onde é possível encontrar uma selecção dos melhores queijos (portugueses e não só) e o cigar club, onde os verdadeiros apreciadores do charuto podem encontrar um local onde podem fumar à vontade, com uma varanda própria e onde é possível desfrutar e beber um vinho do Porto.

Se o espaço em si cativa ao primeiro olhar (pela amplitude, pela decoração, pela sensação de paz e aconchego e pela vista) a qualidade dos vinhos presentes na carta e o sabor dos pratos (e petiscos) disponibilizados confirma a primeira impressão.

Por tudo isto este é, claramente, um espaço a visitar. Pela história (não só a divulgada no Museu, mas também porque o espaço foi, originalmente, um armazém da Real Companhia Velha), pelos vinhos, gastronomia e pela vista.

1756 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha

Morada: Alameda da Rua Serpa Pinto, 44B (entrada principal) ou Avenida Ramos Pinto

Telefone: 222 448 500

 

Museu

Horário: 10h30 às 19h00

Preço: 15 euros por pessoa (com prova de vinhos)

Enoteca

Horário: 11h00 às 23h00, todos os dias

Lotação: 190 lugares

Partilhar

Alexandra Costa

Jornalista desde 1996 sou portuguesa de nacionalidade, alfacinha de nascimento, alentejana de coração e uma viajante do mundo. Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa. Basicamente sou apreciadora dos prazeres da vida.

Alexandra Costa has 126 posts and counting. See all posts by Alexandra Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.