Vila Galé Sintra: dizem que é wellness (e é)

O grupo Vila Galé já nos habituou a hotéis temáticos. Um dos últimos, em Sintra, foge a tudo o que o grupo fez até agora. Dedicado ao bem-estar e às famílias tem a particularidade de estar localizado muito perto do centro de Sintra parecendo, no entanto, que estamos no campo (porque estamos).

A primeira coisa que “salta” à vista mal entramos na recepção é a luz natural. Montes e montes dela. Isso e uma decoração relaxante, com cores suaves. Num regime de open space a recepção dá lugar ao bar e a uma (enorme) sala onde a lareira suspensa ganha destaque. Não só por estar sensivelmente a meio da sala, mas também por nos levar (em pensamento, claro) para as reuniões de amigos ao redor da fogueira.

Mas comecemos pelo início. A localização. Várzea de Sintra. Uma localidade como que “colada” a Sintra, mas que parece estar… no Alentejo, talvez. Isto porque ao redor do hotel só se vê campo. Uma espécie de planície que garante paz e sossego e que é garantia de uma estadia relaxada. O que não invalida uma ligação com Sintra. E não estou a falar da proximidade, mas sim, da vista. Sim, é que do Vila Galé Sintra, Resort Hotel, Conference & Revival Spa vê-se o Palácio da Pena.

Se é uma pessoa que não dispensa a boa comida portuguesa, estou a falar da tradicional, tipo feijoada, cozido à portuguesa, dobrada… creio que já perceberam do que estou a falar… então desistam. Este não é o hotel mais adequado aos vossos gostos (nesse caso sugeria o Vila Galé Clube de Campo, em Beja). Esta unidade hoteleira tem como objectivo um outro perfil de cliente. E isso é visível em todo o lado. Desde a arquitectura, que privilegiou a luz natural, com grandes paredes de vidro, à decoração, com cores relaxantes e a criação de recantos onde é possível relaxar, ler um livro ou simplesmente conversar, aos serviços (este é provavelmente o hotel mais indicado para crianças – até fiquei com inveja do carrossel e da piscina com escorrega) e terminando na comida. Só para terem uma ideia toda a ementa é de baixo teor calórico. O que não significa que seja menos saborosa. Muito pelo contrário. Eu, uma gulosa assumida, fiquei tentada a experimentar várias das ofertas do pequeno almoço. E as que provei estavam deliciosas. Se bem que esta conclusão não foi, totalmente, uma surpresa. O grupo Vila Galé há muito que nos (aos hóspedes) habituou a bons pequenos-almoços. Algo que ficou ainda mais vincado desde que o grupo apostou na agricultura na sua herdade no Alentejo. De lá  não só chegam as pêras mas também as laranjas que asseguram o sumo natural (verdadeiro). Algo que infelizmente, é cada vez mais raro, inclusive em hotéis de cinco estrelas.

E depois… depois as piscinas. Três piscinas exteriores (uma dela para crianças) e mais duas interiores aquecidas – a das crianças é fantástica, com um escorrega e ligação ao exterior. A isto acrescenta-se o chamado kid’s club. Que é completamente diferente dos habituais – normalmente as crianças são colocadas numa sala onde são entretidas por monitores. Aqui …. bem… aqui parece que estão num campo de férias. Um carrossel onde até a nós, adultos, apetece andar, baloiços, escorregas, e uma tenda onde podem ser… bem… podem ser crianças.

Ok. Então e a parte do wellness? Essa está presente, por um lado, nas ementas, e, por outro, no Medical Spa. Sim, porque o Vila Galé Sintra tem dois espaços, com objectivos completamente diferentes, chamados de Spa. Um, o tradicional, onde é possível fazer massagens. E outro dedicado ao bem-estar, com programas específicos, como perda de peso, relaxamento, pós-parto detox, anti-tabaco, entre outros. Estes não experimentei, mas deu para perceber o cuidado, com programas com acompanhamento especializado.

Quanto aos quartos… nada de mais. Isto não quer dizer que não sejam confortáveis ou espaçosos. Simplesmente que as outras valências do hotel se sobrepõem.

Outra coisa que salta à vista quando andamos pelo hotel é a alegria dos funcionários. E não se trata de algo forçado. É natural. Numa breve conversa percebemos que a equipa, muito jovem, é sensivelmente a mesma ainda antes da abertura do hotel. Que todos participaram e que a direcção da empresa (e do hotel) está aberta a sugestões. Que não se importa de “pôr a mão na massa”. E isto mais do que apenas fomentar um espírito de equipa aufere um bom ambiente de trabalho. Que depois se reflecte na forma como se serve os clientes. “As nossas laranjas”, o “nosso vinho”… são apenas dois exemplos do “vestir a camisola”.

É por tudo isto que considero que este é o mais wellness dos hotéis Vila Galé. Um hotel com um espirito diferente e com um enorme potencial.

Vila Galé Sintra, Resort Hotel, Conference & Revival Spa
Rua Fonte da Granja, nº 30
2710-652 Sintra
N 38º 49′ 49.711” – W 9º 23′ 56.437”
(+351) 210 520 000
sintra@vilagale.com
sintra.reservas@vilagale.com

Partilhar

Alexandra Costa

Jornalista desde 1996 sou portuguesa de nacionalidade, alfacinha de nascimento, alentejana de coração e uma viajante do mundo. Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa. Basicamente sou apreciadora dos prazeres da vida.

Alexandra Costa has 126 posts and counting. See all posts by Alexandra Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.