9 Praias de sonho

Com uma longa linha costeira Portugal é fértil em pequenos paraísos, diga-se praias onde apetece ficar. A momondo fez uma pequena lista.

É certo que muitas ficaram de fora. Aliás, em território português a dificuldade é mesmo a de escolher a praia preferida.

Praia do Moledo – Caminha

A Praia de Moledo é uma das mais reconhecidas no Norte de Portugal. Pela beleza da paisagem natural e pelas qualidades terapêuticas das suas águas (ricas em iodo), esta praia é o destino ideal para os amantes de desportos aquáticos, como surf, windsurf ou bodyboard. As suas infraestruturas, os espaços infantis e de restauração tornam a Praia do Moledo numa das mais desejadas para passar férias em família.

Praia de São Jacinto – Aveiro

Na zona de Aveiro, a Praia de São Jacinto, junto ao Canal da Barra e a poucos quilómetros da cidade, é uma praia ainda no seu estado quase selvagem. Integrada na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, é perfeita para a prática de desportos aquáticos, como surf, ou para longos passeios à beira mar. Com acesso facilitado à praia, é ideal também para férias em família.

Praia de São Martinho do Porto – Alcobaça

O centro do país conta com praias ideais para quem procura um refúgio tranquilo. A Praia de São Martinho do Porto é uma das mais conhecidas da região pela sua baía em formato de concha e pelas suas águas calmas, indicada para umas boas férias com amigos ou família. Para quem prefere contemplar o mar e desfrutar do melhor peixe, são intermináveis as opções de restauração, que também asseguram ambientes mais serenos.

Praia dos Galapinhos – Setúbal

Em plena Serra da Arrábida, a Praia dos Galapinhos apresenta um cenário paradisíaco, com águas de fazer inveja às mais populares praias das Caraíbas. O seu difícil acesso confere-lhe uma tranquilidade muito apreciada pelos visitantes, que encontram neste destino de verão uma das mais raras paisagens naturais de Portugal.

Praia do Guincho – Cascais

Na zona de Cascais, a Praia do Guincho é uma das mais procuradas por praticantes de windsurf. Perto de Sintra, esta praia ventosa é ainda palco de campeonatos de surf e bodyboard. Fora de água, para além das excelentes esplanadas circundantes, com opções gastronómicas de qualidade reconhecida, é possível usufruir de momentos de brincadeira com crianças no areal – com especial destaque para os castelos na areia ou para os papagaios de vento. 

Praia de Odeceixe – Aljezur

Rumando ao Sul, chegamos à Praia de Odeceixe, em Aljezur. Neste caso, é possível optar por um banho refrescante no mar, beneficiando das pequenas piscinas que surgem na maré baixa – e que fazem as delícias das crianças – ou no rio, na Ribeira de Odeceixe. Para os que não quiserem aventurar-se no mar, a Ribeira oferece ainda a possibilidade de desfrutar de passeios de barco ou de canoa. A poucos metros da praia é possível apreciar, num dos vários restaurantes típicos, alguns dos melhores pratos da gastronomia Portuguesa.

Praia da Falésia – Olhos de Água (Algarve)

Chegando ao Algarve, a Praia da Falésia apresenta-se como uma das mais procuradas opções, apreciada pela sua paisagem colorida, longa extensão de areal e águas mornas e calmas, envolvida ainda por um denso bosque de pinheiros. As áreas circundantes à Praia da Falésia servem os visitantes com diversos serviços, oferecendo alguns dos melhores acessos e restaurantes da região.

Praia de Porto Santo – Madeira

Mais de nove quilómetros de areias finas e suaves, águas cristalinas e temperaturas agradáveis, durante praticamente o ano inteiro, caracterizam a Praia de Porto Santo, na Ilha da Madeira.

É reconhecida pelas suas areias douradas e também pelas propriedades terapêuticas associadas à existência no local de diversas espécies de algas e moluscos. Relaxar durante algumas horas na praia do Porto Santo pode bem ser a receita perfeita para curar corpo e mente.

Praia Formosa – Açores

Amplamente reconhecida como uma das melhores praias a nível internacional, a Praia Formosa, nos Açores, é uma das mais procuradas pelos turistas que visitam Portugal. Com uma paisagem de cortar a respiração, integra uma baía onde é possível desfrutar de uma série de serviços, como restaurantes, bares e lugares de animação noturna. Esta praia recebe também, anualmente, o festival Maré de Agosto, que traz importantes bandas do universo pop e rock internacional a um dos cenários naturais mais belos do país.

 

Partilhar

Alexandra Costa

Jornalista desde 1996 sou portuguesa de nacionalidade, alfacinha de nascimento, alentejana de coração e uma viajante do mundo. Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa. Basicamente sou apreciadora dos prazeres da vida.

Alexandra Costa has 127 posts and counting. See all posts by Alexandra Costa

One thought on “9 Praias de sonho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.