14% dos portugueses usa crédito para ir de férias

Conhecer novos destinos, descansar… ir de férias. Algo que está na agenda de todos os portugueses. A questão é que, segundo o European Consumer Payment Report, relatório levado a cabo pela Intrum e que analisa o comportamento de pagamento dos consumidores a nível europeu, a percentagens de pessoa que recorre ao crédito para conseguir viajar está a aumentar.

Em 2016 o valor era de 8%, tendo aumentado para 14 por cento em apenas 12 meses. A subida reflecte a percepção positiva que os portugueses têm da economia nacional. E a prova é a de que em 2016 16% dos portugueses inquiridos pelo estudo referiam que a economia (do seu país) estava a melhorar. Um ano depois o valor subiu para 46%. Crescimento que também se reflectiu na situação financeira pessoal.

Mas esta percepção positiva e a melhoria da economia nacional e das finanças pessoais pode acarretar alguma imprudência. Principalmente se o consumo para as viagens começar a disparar. O melhor é planear as férias com antecedência, economizando para o efeito e tentando efectuar compras antecipadas.

Caso isso não seja possível a Intrum deixa alguns conselhos:

  • Pague as contas antes de ir de férias. Se as deixar por pagar e recorrer a empréstimos para ir de férias, a situação poderá ser pior quando regressar.
  • Faça um orçamento para as suas férias e mantenha-o consigo. Saiba o quanto pode gastar todos os dias e controle esse valor.
  • Faça um orçamento para o período após férias para se certificar de que pode pagar o empréstimo. Tenha em mente que pagar um cartão de crédito em prestações pode ser mais caro do que outros empréstimos.
  • Procure opções de viagem mais baratas. Talvez possa ficar com amigos noutro país, utilizar viagens aéreas de baixo custo, ou mesmo explorar a possibilidade de trocar casas com pessoas de outros países que desejam visitar o nosso país.
  • Aproveite as suas mini-férias das festividades, mas certifique-se que as pode pagar e não prolonga esse encargo por muito tempo.

 

Partilhar

Alexandra Costa

Jornalista desde 1996 sou portuguesa de nacionalidade, alfacinha de nascimento, alentejana de coração e uma viajante do mundo. Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa. Basicamente sou apreciadora dos prazeres da vida.

Alexandra Costa has 125 posts and counting. See all posts by Alexandra Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.