Região centro unida nas Jornadas de Enoturismo

A 7.ª edição das ‘Jornadas de Enoturismo do Centro de Portugal’ começou ontem e acontece até amanhã dia 8, no Hotel Luso, na Mealhada, região da Bairrada, com uma agenda recheada de oradores nacionais e internacionais, assim como de visitas a produtores da região.

As manhãs são dedicadas à partilha de informação, de experiências e ao debate e as tardes reservadas para o ‘trabalho de campo’, com a visita a espaços de relevo no território bairradino, como a Mata do Bussaco, a Quinta do Encontro, as Caves Messias e as Caves São João. ‘Sustentabilidade’, ‘Património’, ‘Enogastronomia’ e ‘Vinho, Saúde e Termalismo’ dão título aos quatro painéis destas ‘Jornadas’.

De referir que este evento está incluído na ‘Semana de Enoturismo no Centro de Portugal’, que começou dia 1 e termina dia 8, em que participam as regiões vitivinícolas da Bairrada, da Beira Interior, do Dão, de Lisboa e do Tejo, e onde pode encontrar ofertas aliciantes.

Numa altura em que a região centro foi fustigada pelos incêndios, este evento ganha uma dimensão e importância ainda maiores, e que tem com tema principal ‘O Centro de Portugal como Destino’ e o sub-tema ‘Enoturismo: Factor de Sustentabilidade das Regiões’.

Aliar o vinho e o turismo contribui para desenvolver e promover as duas actividades, pelo que este evento visa afirmar as condições do Centro de Portugal para a actividade do enoturismo, reforçar a ligação do sector vinícola ao turismo, avaliar o contributo do enoturismo para a sustentabilidade das regiões, e partilhar boas práticas a nível nacional e internacional nas temáticas da sustentabilidade, do património, da enogastronomia e do vinho e saúde.

Esta iniciativa é promovida por uma comissão organizadora, composta por oito entidades – Comissão Vitivinícola da Bairrada, Comissão Vitivinícola da Beira Interior, Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, Turismo Centro de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e Associação Rota da Bairrada – e desenvolvida no âmbito do ‘Programa Estratégico de Apoio à Fileira do Vinho’, apoiado pela a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC).

 

Please like & share:

Facebook Comments

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo.
Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

raquel-carvalho has 169 posts and counting.See all posts by raquel-carvalho

Deixar uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Enjoy this blog? Please spread the word :)