Dia do Cuidador assinala-se dia 5 de Novembro com nova campanha

É já no próximo Domingo, dia 5 de Novembro, que se assinala o dia do Cuidador, mas a Lindor Ausónia e a Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG), anteciparam a data e assinalaram-na na semana passada, com a presença de Andrea Rodrigues, embaixadora pelo terceiro ano consecutivo da iniciativa, e Maria João Quintela, vice presidente da SPGC, que enalteceram a importância desta data e o papel diferenciador de todos aqueles que no seu dia-a-dia, cuidam dos que mais precisam, sobretudo os mais idosos. E a escolha da apresentadora da SIC não foi feita ao acaso, uma vez que ela é cuidadora da sua avó, que, aliás, fez questão de levar ao evento. 

Os cuidadores são pessoas cuja dedicação e carinho merecem todo o respeito e reconhecimento e nem sempre isso acontece, daí que este dia do cuidador faça todo o sentido. Os números falam por si. “Em Portugal o número de pessoas dependentes é superior a dois milhões, todas elas requerem ajuda de um cuidador, cuja dedicação e cuidado normalmente começa por ser prestado por um familiar e que socialmente, é uma função raramente reconhecida. A esperança de vida tem aumentado em Portugal, tendo como consequência um aumento exponencial de população idosa. Mais cedo ou mais tarde todos nos tornaremos cuidadores, e um dia necessitaremos de quem cuide de nós” referiu Maria João Quintela, que realçou o facto de 90% dos cuidadores serem mulheres.

O cuidador abarca um largo espectro de pessoas e o que se pretende com a comemoração deste dia “é alertar para a importância dos cuidadores, em sentido plural, que devem ser identificados desde logo nas suas profissões, como sejam os médicos, os enfermeiros, os técnicos de serviço social, mas também, os familiares, que apoiam os seus ascendentes e descendentes mais próximos, no sentido de lhes proporcionarem qualidade de vida”, acrescentou a responsável pela SPGG. E no caso particular da 3ª idade, o objectivo é que “sejam providenciadas condições para que estes tenham, acima de tudo, cuidados de excelência e de envelhecimento activo, que lhes permitam ser integrados de forma transversal na sociedade”, realçou.

Um cuidador faz toda a diferença, especialmente quando não é profissional, mas sim da família. Isto porque dedica o seu tempo a cuidar dos seus familiares nomeadamente dos mais idosos, independentemente do esforço físico e psicológico que lhes é exigido com o desempenho destes deveres. Preparar a comida, vestir, dar banho, realizar um conjunto de funções administrativas ou acompanhar o doente ao médico, são apenas algumas das tarefas do dia-a-dia do cuidador. Por tudo isto, Maria João Quintela e Andrea Rodrigues sublinharam que o bem estar do cuidador é também essencial, pois muitas vezes a sua auto estima é baixa e, para cuidar dos outros, esquece-se de si mesmo, havendo “elevados índices de depressão”, alertou a vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia. “Além do cuidado com os doentes, também é fundamental acautelar o desgaste e a ansiedade dos cuidadores. A maioria não é educado para lidar com as situações com as quais vão ter de lidar, o que faz com que não estejam capacitados para o desempenho da função. Os cuidadores também têm que se cuidar para que possam aguentar a carga emocional e física com a qual têm que lidar.

Faz assim todo o sentido, que esta efeméride seja assinalada igualmente com a criação de uma campanha intitulada ‘Um cuidador faz toda a diferença’, com o objectivo de informar e consciencializar a sociedade para o trabalho destas pessoas. 

 

Please like & share:

Facebook Comments

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo.
Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

raquel-carvalho has 169 posts and counting.See all posts by raquel-carvalho

Deixar uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Enjoy this blog? Please spread the word :)