Quinta das Carvalhas renova oferta de enoturismo

A Quinta das Carvalhas – situada na margem esquerda do rio Douro, em frente ao Pinhão, é uma das propriedades da bi-centenária Real Companhia Velha, sendo considerada a sua jóia da coroa no que ao enoturismo diz respeito. A oferta já é vasta, mas agora a empresa dispõe de uma renovada loja de vinhos, onde as provas passam a ganhar outro esplendor, para além de que podem fazer-se acompanhar de petiscos. A juntar, um espaço de provas ao ar livre, localizado numa antiga ruína, instalada em plena vinha de montanha e debruçada sobre o rio Douro.

Propriedade imensa, dona de uma beleza singular, estende-se colina acima, até ao topo – a 550 metros de altitude, onde se encontra a ‘Casa Redonda’, casa de hóspedes com uma vista infinita, uma panorâmica de 360 graus onde se podem contemplar os vinhedos da mais antiga região demarcada do Mundo.

A Quinta das Carvalhas, recuperada há dois anos, está de portas abertas para quem a queira (re)descobrir. São 500 hectares de um património ímpar, onde se respira Douro. Ao visitar a Quinta das Carvalhas fica a conhecer-se melhor os trabalhos da vinha como a poda, a escava ou vindima, parte-se à reconstrução dos tradicionais muros de xisto, dos esteiros de granito e da apanha da azeitona. Apostar no enoturismo nesta quinta é contemplar vinhas com mais de 80 anos, encostas com declives inimagináveis, chegando a atingir 70 graus. É admirar os rios Douro e Torto, e a cumplicidade entre a fauna e a flora.

A loja de vinhos está aberta todos os dias excepto 25 e 26 de Dezembro, 01 e 02 de Janeiro, das 10h às 13h e das 14h às 19h no período da Primavera-Verão, e apenas da parte da da tarde, das 14h às 18h, no período do Outono e Inverno.

Quem quiser fazer caminhadas pela quinta, pode fazê-lo das 10h às 12h, depois das 14h às 16h, e, entre março e outubro, das 16h às 18h. Concluído o percurso, é feito um brinde com um cálice de Vinho do Porto.

Os preços são de 10 euros os adultos e cinco euros crianças dos seis aos 12 anos.

Pode ainda subir a bordo de um minibus descapotável, com partida do Pinhão, e ficar a conhecer os cantos e os recantos da Quinta das Carvalhas até chegar à “Casa Redonda”. Daqui, é contemplado um vale do Douro vinhateiro a perder de vista, tornando esta viagem única. Já no fim, no interior da loja, deleite-se com um copo de Vinho do Porto ‘Quinta das Carvalhas Reserva Tawny & Ruby’.

O minibus tem capacidade máxima de 20 pessoas, e os passeios decorrem de terça a domingo, entre Maio a Setembro. Noutros meses é possível, mas só por marcação, e das 10h às 12h e depois entre as 15h e as 17h, mediante o pagamento de 12,50 euros os adultos e cinco euros crianças dos quatro aos 11 anos.

Há ainda a possibilidade de optar por uma vintage tour, uma viagem no tempo e nas palavras de Álvaro Martinho, por um Douro mais agarrado à terra, explicado desde a raiz à extremidade da videira, com as castas como protagonistas. À prova estão os vinhos dos topos de gama Carvalhas, acompanhada de uma tábua de queijos e enchidos e, para finalizar, um cálice de Vinho do Porto.

Esta tour, com partida às 10h da manhã, obriga a marcação prévia e a um pagamento de 75 euros os adultos e cinco euros as crianças dos quatro aos 11 anos.

Por 35 euros por adultos e cinco as crianças, pode igualmente marcar a Vineyard Guide Tour, que inclui a história do vinho contada em plena Natureza, em comunhão com a vinha, a mata e os jardins, e com as pessoas que ali trabalham. No final, delicie-se com uma prova de Carvalhas Branco, Tinto e de Vinho do Porto.

À visita Vineyard Guided Tour pode acrescenta a Ruin With a View, que se baseia num passeio, uma prova de vinhos ao ar livre, acompanhada de queijos e enchidos. Por entre socalcos e Vinhas Velhas, pode apreciar a paisagem e a ligação umbilical entre a terra e a vinha. Aqui, o convite é para que alimente os sentidos com os topos de gama ‘Carvalhas branco’ e ‘Carvalhas Touriga Nacional” e um cálice de vinho do Porto.

São 45 euros os adultos e cinco euros as crianças dos quatro aos 11 anos.

Na época das vindimas tem a possibilidade de usufruir da Harvest Experience, onde terá um dia inesquecível no Douro por 85 euros. O objectivo é celebrar as vindimas no universo da Real Companhia Velha. A jornada começa na emblemática Quinta das Carvalhas, junto ao Pinhão, onde à apanha da uva se segue o almoço, seguindo-se depois de viagem para a inovadora Quinta do Casal da Granja, em Alijó, onde há pisa a pé nos tradicionais lagares de pedra. Não sem antes se visitar a adega. A celebração é feita com vinhos do Douro e do Porto.

A reserva é obrigatória e mediante disponibilidade.

Partilhar

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo. Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

Raquel Carvalho has 169 posts and counting. See all posts by Raquel Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.