Primeira praia fluvial do Alqueva já abriu e tem Bandeira Azul

É a primeira praia fluvial do Alqueva e abre logo com Bandeira Azul. A partir de hoje já pode nadar e apanhar banhos de sol na primeira praia do maior lago artificial da Europa.

Localizada junto ao Centro Náutico de Monsaraz, mais propriamente, na barragem do Alqueva, no Alentejo, esta praia preenche todos os requisitos de qualidade, sendo considerada uma ‘praia acessível e saudável, por ter as devidas normas de segurança e qualidade do ambiente.

O projecto, com um investimento total de 350 mil euros, tem em vista o desenvolvimento do município e a atracção de mais turistas para as áreas interiores do Alentejo.

“Este é um forte instrumento de apoio ao turismo do concelho e da região e resulta de uma aposta estratégica do município”, explica o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

O espaço contempla um areal com 120 metros de extensão, com sombras artificiais e naturais, onde estarão disponíveis 20 toldos, uma piscina flutuante para crianças e adultos de 100 metros quadrados, restaurante, bar, instalações de duche e merendas, um solário e estacionamento para 120 veículos.

A segurança será reforçada com torres de vigilância onde estarão sempre nadadores-salvadores e equipas médicas.

De frisar os acessos para pessoas com mobilidade reduzida.

Sendo o maior lago artificial da Europa, a Praia do Grande Lago Alqueva conta com uma albufeira de 250 quilómetros quadrados, que abrange cinco concelhos do Alentejo.

A inauguração é hoje e ficou a cargo de 750 crianças do concelho, que assim têm um dia Mundial da Criança diferente. No entanto, a aprovação para a concretização desta praia não foi um processo rápido, de acordo com José Calixto. O plano para a construção tem já dez anos. Porém, “além das necessárias autorizações tiveram de ser efectuadas análises à água durante um ano para atestar a sua qualidade para banhos, e sem nenhum resultado negativo”, disse, sublinhando que “são infraestruturas municipais como esta que podem trazer mais pessoas e desenvolvimento aos concelhos abrangidos pelo Grande Lago Alqueva, e impulsionar projectos turísticos de promotores privados, alguns deles parados devido às limitações do Plano de Ordenamento das Albufeiras do Alqueva e Pedrógão, pelo que é urgente e imprescindível a rápida revisão deste documento de ordenamento do território”.

A autarquia conta atrair para a região ainda turistas, sendo que anualmente, chegam 100 mil visitantes todos os anos a Reguengos de Monsaraz.

Please like & share:

Facebook Comments

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo.
Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

raquel-carvalho has 169 posts and counting.See all posts by raquel-carvalho

Deixar uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Enjoy this blog? Please spread the word :)