thecamp lança primeiro concurso europeu de inovação dedicado à qualidade de vida

O campus de inovação internacional thecamp, que estará localizado em França, lançou o primeiro concurso europeu de inovação dedicado à qualidade de vida, o Spark Life Contest. O objectivo é fornecer às startups a visibilidade e os meios para conceberem produtos inovadores que possam melhorar e transformar a vida quotidiana, em sectores como o bem-estar, o ambiente e a interacção social.

Com cinco dos seus parceiros fundadores, a AccorHotels, Village by CA, SNCF Gares & Connexions, Sodexo e a Steelcase, o campus quer com este concurso, encontrar os serviços e as tecnologias mais inovadoras em três grandes categorias:

– Saúde e bem-estar: para startups que contribuem para o bem-estar, melhorando a saúde física (corpo, Foodtech, gastronomia conceitual), emocional (revitalização, rejuvenescimento) ou intelectual.

– Espaços e ambiente: para startups que criam soluções e serviços para edifícios e escritórios inteligentes ou que inventam novas formas de conhecer, partilhar, trabalhar e dormir.

– Interação social: para todas as startups que promovem a interação humana, o fortalecimento das relações interpessoais ou que incentivam a cooperação.

De realçar que podem candidatar-se todas as startups europeias que tenham desenvolvido um protótipo e uma referência de mercado. A primeira fase de candidaturas irá consistir num tour europeu de lançamento que irá decorrer até meados de Maio.

Seguem-se depois as fases de selecção e enriquecimento que irão permitir aos candidatos apresentar as suas iniciativas inovadoras, para o apuramento de 10 finalistas. Posteriormente, o thecamp e os seus parceiros fundadores irão seleccionar os 5 projectos mais promissores a nível europeu. Os vencedores serão anunciados a 17 de Outubro de 2017.

As startups vencedoras terão a oportunidade de participar no programa Acceleration do thecamp, em Novembro deste ano, onde poderão tirar proveito da infraestrutura, e do conhecimento dos vários parceiros (privados, públicos, startups, especialistas e artistas…) envolvidos nesta abordagem única à inovação na Europa.

Além disso, a AccorHotels, a Village by CA, a SNCF Gares & Connexions, a Sodexo e a Steelcase irão oferecer às startups vencedoras um contrato “Prova de Conceito” para as orientar durante as fases de experimentação e de estudos de mercado específicos para os seus projectos. Com um programa de tutoria personalizado, as startups terão a oportunidade de conhecer os especialistas destas empresas para os sectores relevantes.

thecamp é o campus de nova geração dedicado a tecnologias emergentes, com abertura agendada para o outono de 2017, em Aix-en-Provence (França). Reunirá parceiros públicos e privados, empresas em posição de relevo, startups, estudantes e artistas de todo o mundo, num esforço para fortalecer as pessoas e as organizações que pretendem fazer a diferença de forma activa.

 

Partilhar

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo. Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

Raquel Carvalho has 169 posts and counting. See all posts by Raquel Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.