Aluguer de scooters ao minuto já é possível em Lisboa

A eCooltra Scootersharing, serviço de aluguer de scooters eléctricas por minutos,  já chegou a Lisboa. Depois de Barcelona, a capital é, a par com Roma e Madrid, uma das primeiras capitais europeias a acolher este projecto que propõe um novo conceito de mobilidade que complementa o transporte público e substitui o transporte privado de forma eficaz, ajudando o meio ambiente e promovendo uma mobilidade sustentável.

O investimento foi de 750 mil euros e os responsáveis estimam que se consiga obter uma poupança de 70 toneladas de emissão de CO2 em 2017, na capital portugusa. 

E só precisa do seu smartphone para aceder ao serviço. Através de um sistema free float, ou seja, levantar e deixar a scooter onde quiser, o utilizador torna-se proprietário por alguns minutos de uma das scooters eléctricas eCooltra.

Após fazer download e registo na App oficial eCooltra Scootersharing, o utilizador pode geolocalizar as scooters mais perto de si e escolher a que quer reservar sempre com a mesma tarifa: 0,24 euros por minuto. Uma vez feita a reserva, a eCooltra oferece 15 minutos para chegar até à scooter e possa iniciar a viagem ou então cancelar a reserva sem nenhum custo adicional.

Uma vez encontrada a scooter reservada, o utilizador desbloqueia o assento para levantar o capacete  e a mota liga-se através da app. A sccoter também se desliga sem ser necessário chave, apenas através do smartphone. Uma vez terminado o serviço, o custo é debitado automaticamente no cartão de crédito utilizado no registo.

O eCooltra foi lançado em Barcelona, em março de 2016, com uma frota de 250 scooters e actualmente já conta com 360 scooters. Em Lisboa o serviço começa com 170 scooters, mas a ideia é ampliá-las em 2018. 

A tecnologia por trás do eCooltra é feita em Portugal. O projecto inclui soluções tecnológicas de última geração, desenvolvidas em parceira com o CEiiA, centro tecnológico português especializado em aeronáutica, automação e mobilidade, que equipa a parte tecnológica do veículo e se encarrega do desenvolvimento da App, optimizando a gestão e funcionamento do serviço e aumentando a experiência do utilizador.

O serviço contempla ainda um seguro com franquia para danos no veículo e a terceiros.

 

Please like & share:

Facebook Comments

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo.
Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

raquel-carvalho has 169 posts and counting.See all posts by raquel-carvalho

Deixar uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Enjoy this blog? Please spread the word :)