Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa alvo de obras de remodelação

O Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, em Penafiel, vai ser objecto de um amplo conjunto de obras, escavações arqueológicas e trabalhos de conservação e restauro, durante os próximos nove meses, num investimento de meio milhão de euros.

Este antigo mosteiro beneditino, fundado no século X, é uma das maiores referências da arquitectura românica nacional, e um dos 58 monumentos que integra, actualmente, o projecto turístico-cultural da Rota do Românico.

O início das obras começa hoje, 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O projecto técnico desta intervenção foi elaborado pelos serviços da Direção Regional de Cultura do Norte, entidade à qual aquele monumento nacional se encontra afecto.

Os trabalhos vão incluir a recuperação das coberturas, a drenagem e desaterro da envolvente, a limpeza e tratamento das paredes, a conservação dos tectos, a instalação eléctrica e a requalificação do claustro.

Esta empreitada será acompanhada pela realização de escavações arqueológicas que, em conjunto, representarão um investimento de 386 mil euros.

Oportunamente, serão desenvolvidos também alguns trabalhos de conservação e restauro na sacristia da igreja, que terão como alvo o mobiliário, o retábulo, os caixotões e a pintura mural do lavabo, num investimento de cerca de 114 mil euros.

Todas as intervenções referidas serão cofinanciadas em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 (Norte 2020), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e em 15% pelo Município de Penafiel, no âmbito da operação “Rota do Românico: Património, Cultura e Turismo” apresentada pela Associação de Municípios do Vale do Sousa.

No interior da igreja deste mosteiro, encontra-se uma das mais belas peças da escultura românica nacional: a arca tumular de Egas Moniz de Ribadouro, o lendário aio de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

Partilhar

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo. Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.