AccorHotels impulsiona desenvolvimento sustentável nos seus hotéis

Começa a ser incontornável a pegada ecológica dos hotéis Accor. Mais de 500 hortas urbanas em todo o mundo, uma redução de quase 60% do desperdício alimentar nos hotéis pilotos e uma diminuição sustentável do consumo de água e energia, são já alguns feitos obtidos por este grupo hoteleiro.

Os hotéis do Grupo AccorHotels em Portugal também já assumem um papel cada vez mais cativo no programa Planet 21, com a implementação de novas acções que visam melhorar o impacto ambiental das unidades e a maior protecção do meio ambiente. A maioria dos hotéis da Ibis, Mercure, Novotel e Sofitel já plantou a sua própria horta urbana e implementou várias acções que visam a diminuição do desperdício alimentar, o consumo mais sustentável de água e energia e a promoção da re-agroflorestação.

Até 2020, irão chegar aplicações e ferramentas digitais inovadoras aos hotéis do Grupo a nível nacional, que prometem revolucionar a forma de actuação da hotelaria mundial, e que já estão a ser testadas em outros hotéis do Grupo no mundo.

Hortas urbanas

Presente em 1.700 cidades no mundo, a AccorHotels comprometeu-se a contribuir no desenvolvimento da agricultura urbana e a plantar mil hortas até 2020. Alguns meses depois do anúncio deste compromisso, já mais de 500 hortas foram plantadas no mundo: Lisboa, Paris, Bangkok, Roma, São Paulo, etc.

Em Paris, a AccorHotels assinou, em Março, a Carta ‘Objetivo 100 hectares’, que apoia o desenvolvimento de 100 hectares de telhados e muros vegetalizados.

O Mercure Paris Boulogne Porte de Saint-Cloud, com o apoio de uma ferramenta pedagógica de concepção de hortas, experimentou técnicas inovadoras da agricultura urbana, como a aeroponia, uma espécie de cultura fora do solo, ou a hidroponia, uma cultura realizada num substrato neutro e inerte (areia, bolas de argila, lã de rocha, etc.). As primeiras colheitas estão previstas para Junho deste ano.

Menos desperdício alimentar

38 hotéis em 13 países já implementaram soluções digitais para a luta contra o desperdício alimentar nas suas cozinhas e restaurantes. O dispositivo permitiu reduzir cerca de 60% do desperdício alimentar das cozinhas dos hotéis-piloto, o que representa um total estimado de 540.000 euros em poupança.

Em parceria com a sociedade Winnow, líder na luta contra o desperdício alimentar, o Pullman Dubai Creek City Center implementou na sua cozinha uma solução digital para pesar os seus alimentos antes de os deitar fora. Depois de um mês de utilização, reduziu os seus resíduos alimentares em 80%.

20 hotéis Novotel, Ibis, Ibis Styles e Mercure em França usam a aplicação ‘Too Good To Go’, para propor aos habitantes e turistas refeições do dia que não foram vendidas, a preços muito acessíveis. Mais de mil refeições foram redistribuídas em alguns meses graças a esta solução inovadora.

Em 2017, o Grupo pretende desenvolver estes dispositivos a nível mundial.

Com o intuito de alcançar a neutralidade de carbono dos seus edifícios, o Grupo reduziu em 2,4% o seu consumo de energia e em 3% as suas emissões de CO2 num ano. Um feito notável obtido e um esforço que o grupo hoteleiro quer manter. E para premiar o que melhor se faz entre os hotéis do grupo, ao nível da pegada ecológica, o grupo promove anualmente o encontro ‘Planet 21 Day’, com o intuito de celebrar o Dia da Terra. Os hotéis são convidados a apresentar as suas melhores realizações em três categorias: luta contra o desperdício alimentar, implementação de hortas urbanas e a oferta de uma restauração sã e local. A selecção dos finalistas irá fazer-se através de uma campanha de votos nas redes sociais. Pela primeira vez, os clientes poderão votar no hotel mais ‘verde’.

Partilhar

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo. Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.