Segundo Muelle lança Menu Executivo com workshop de comida peruana

Sabe como preparar um ceviche? Que ingredientes utilizar na sua confecção? Tem ideia de qual a melhor forma de cortar o peixe? E como preparar um Pisco Sour, uma das bebidas tradicionais do Peru?

Estas perguntas foram respondidas pelo Chefe Peruano Javier Iparraguirre Geldres no Workshop de Cozinha Peruana que o restaurante Segundo Muelle, restaurante 100% peruano, e o Grupo Portugália Restauração prepararam para alguns jornalistas.

A iniciativa vem na sequência da visita de Javier Ipparraguirre Geldres, chefe criativo do grupo, ao Segundo Muelle, que abriu em Lisboa, perto do Mercado da Ribeira, em Agosto de 2016, e do lançamento do novo Menu Executivo, disponível de segunda a sexta das 12h às 15h30. Constituído pelo aperitivo amuse-bouche, prato principal, água e café, tem um preço fixo de 14,50 euros, permitindo assim, abrir o restaurantes a mais pessoas.

O Lomo Saltado é o único prato disponível todos os dias, sendo que os restantes vão variando ao longo da semana. Todos os pratos foram criados e desenvolvidos por Javier Iparraguirre Geldres.

Em simultâneo, foi lançado um novo prato destinado aos mais jovens, o Muelle Ninõs.

Ceviche, cocktails peruanos elaborados com Pisco, e outros pratos típicos daquele país constituem o cardápio deste restaurante, e que tivemos o privilégio de provar. A marca já tem longa tradição no Peru e já tem 17 restaurantes em todo o mundo, chegando agora a Portugal, pelas mãos do Grupo Portugália Restauração.

Este restaurante tem como base uma forte paixão pelo mar e pela pesca, tendo nascido com o objectivo de servir o público que visitava as pequenas instalações numa pequena garagem em San Isidro, Lima, capital do Peru. Sabor, frescura e criatividade sao algumas das caracteristicas do Segundo Muelle e de todos os pratos desenvolvidos por Daniel Manrique, seu fundador.

Com uma ementa 100% peruana, são visíveis as influências de outras gastronomias, como a espanhola, africana, chinesa, japonesa e italiana. A fusão é grande, dando um resultado extraordinário e surpreendente.

Mas há pratos singulares e de origem exclusivamente do Peru que acabam por ser os que também marcam a diferença. O Ceviche é exemplo disso, prato que tem por base o peixe cru marinado em sucos de citrinos, que aprendemos a fazer junto de Javier Ipparraguirre Geldres. Aprendemos também a confeccionar a Causa Segundo Muelle, que consiste num puré de batata com lima e malagueta, recheado com sapateira e o famoso cocktail Pisco Sour, um batido com pisco quebranta, sumo de lima e clara de ovo.

      

Vimos fazer e pudemos provar, servindo a experiência para abrir o apetite ao que se seguia. E o que veio depois deixou-me extasiada. Colocaram-nos um couvert de chifles (finas lascas de banana frita com sal), molho de ají amarillo (pimento amarelo ligeiramente picante, com sumo de lima) e o tradicional cancha (milho peruano frito) que me deixou de boca aberta, pela surpresa do sabor e pela surpreendente combinação. De seguida foi a vez de me deliciar com arroz frito com canela, legumes e camarão. Mas o meu preferido foi, sem dúvida, o risotto de quinoa com lombo salteado e envolvido em molho huancaina, à base de queijo fresco e pimento.

É aliás, também, o grande favorito dos clientes e foi considerado o prato do ano em 2016 pela Timeout. Percebo perfeitamente. É soberbo.

     

Para finalizar, a sobremesa não deixou ninguém indiferente e foi o remate ideal. Comemos o suspiro à là Mineña, feito com doce de leite e merengue italiano, um bolo de chocolate com uma bola de gelado e um doce típico e um bolo regado com três leites.

Desde a abertura já passara pelo Segundo Muelle mais de 25 mil clientes.

Partilhar

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo. Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.