São esperados mais de 75 mil visitantes na BTL 2017

A 29ª edição da BTL decorre entre os dias 15 e 19 de Março e as expectativas é que tenha o maior número de visitantes de sempre, superando os 75 mil visitantes alcançados o ano passado. Um optimismo associado às novidades que pautam a edição deste ano e que está em linha com o crescimento do sector, que em 2016, registou um crescimento de 9% no número de dormidas nacionais e estrangeiras, mais 4,5 milhões de euros do que em 2015, ou seja, 53 milhões.

“O Turismo é o sector exportador mais importante de Portugal”, ao representar 16,7% das exportações de Bens e Serviços e 48% das exportações de Serviços, disse na apresentação à imprensa, Vítor Neto, Presidente do Conselho Estratégico da BTL. O responsável adiantou que se espera suplantar 75 mil visitantes, “entre profissionais e público final, o que representa que este motor económico que é o turismo vai de vento-em-popa”. Adiantou ainda que a feira será “muito dinâmica e interactiva”

De frisar que a Bolsa de Turismo de Lisboa, além de ser uma plataforma potenciadora de ‘network’ nos mercados que integram o turismo, é igualmente um barómetro que espelha a tendência de crescimento do sector.

Com 1.200 expositores, a BTL 2017 será a maior montra dos diferentes players do Turismo, desde as agências de viagens e operadores turísticos, hotelaria, transportes, unidades de turismo rural, entidades regionais de turismo, entre muitos outros.

Estarão representadas todas as entidades regionais de turismo nacionais e 30 municípios que se representam individualmente, 42 destinos internacionais, entre os quais 7 são novos ou estão de regresso. São eles: Argentina, Taipé, Zimbabué, Colômbia, África do Sul, Peru, Galiza (Espanha) e Minas Gerais (Brasil), indicou Fátima Vila Maior, directora da BTL, na apresentação do evento, em Lisboa.

A BTL 2017 destaca-se mesmo pela forte aposta dos municípios. Vários decidiram investir, pela primeira vez, em espaços próprios, como é o caso de Alenquer, Barcelos, Esposende, Mafra, Nisa, Penamacor e São Pedro do Sul.

Já os municípios Carregal do Sal, Castro Daire, Elvas, Figueira de Castelo Rodrigo, Ovar e Ribeira Grande optaram por aumentar o espaço ocupado.

Viseu será a primeira cidade convidada e a Região Autónoma da Madeira será o destino turistico nacional  convidado.  

A BTL irá ocupar uma área total de mais de 37.000 m2, distribuída por quatro pavilhões, pavilhão Multiusos, PT Meeting Center e zona exterior. Pela primeira vez, irá abrir o quarto pavilhão, com um espaço dedicado à Gastronomia, que contará com uma grande variedade de empresas de restauração.

Turismo Natureza – Tema da BTL 2017

Este ano, o Turismo de Natureza tem também destaque. A 29ª edição da BTL terá uma zona com painéis ilustrativos da flora e da fauna emblemáticos do habitat nacional, com o objectivo de servir como uma janela de entrada para os parques naturais do nosso País. Vão estar presentes empresas e entidades com serviços e explicações para todos os interessados. Os mais pequenos, terão a oportunidade de colorir os seus animais favoritos em pequenas peças de gesso.

BTL e Turismo de Portugal promovem startups de turismo

Na BTL 2017 as micro e pequenas empresas terão oportunidade para, nos dias reservados ao público profissional, (15, 16 e 17 de março), apresentar os seus produtos e serviços e entrar em contacto com alguns dos principais players do mercado nacional e internacional.

Através de uma parceria com o Turismo de Portugal, os dias dedicados aos profissionais, serão de apresentação de cerca de 30 startups dedicadas a projectos turísticos e, no fim-de-semana, os visitantes poderão conhecer diferentes ideias inovadoras no espaço dedicado ao empreendedorismo.

Programa de Hosted Buyers 2017

Desde 2010 que a BTL realiza o programa de Hosted Buyers, em parceria com a TAP, Turismo de Portugal, APAVT, hotéis parceiros e Grupo Barraqueiro. A ideia é trazer a Portugal, cerca de 400 compradores internacionais de diversos países tradicionais e emergentes, contando esta edição com 42 destinos internacionais e 3 mil reuniões pré-agendadas.

Mas este ano há uma novidade. Pela primeira vez, a plataforma de agendamento de reuniões estará acessível em formato mobile, permitindo aos buyers actualizarem o seu perfil, confirmarem os produtos e serviços que representam e marcarem as reuniões através de telemóvel.

Entretanto, a BTL e a Associação Empresarial de Ourém – Fátima reforçaram a colaboração no âmbito deste programa, com o objectivo de potenciar o Turismo nacional e o Turismo Religioso.

Novo espaço de network em 2017, o BTL Village

Mas as novidades não se ficam por aqui. A BTL irá contar com um novo espaço de network, o BTL Village, nos dias dedicados a profissionais. Um espaço criado para empresas fora do sector, como seguradoras, instituições bancárias e consultoras que pretendam estar presentes.

Com capacidade para cerca de 150 profissionais, este novo espaço irá permitir às empresas convidarem os seus actuais e potenciais clientes, fornecedores ou parceiros para um almoço de negócios.

Outra novidade, é o KIDS Route. Haverá, pela primeira vez, um programa que convida crianças dos 6 aos 12 anos, a descobrir Portugal pelos caminhos da BTL.

Durante o fim-de-semana de 18 e 19 de Março, as Entidades Regionais de Turismo e as empresas que as integram vão dinamizar os seus espaços e apresentar diversas actividades exclusivas para as crianças, como jogos tradicionais, jogos de vídeo e interactivos, caça ao tesouro, entre muitas outras surpresas.

 BTL Blogger Travel Awards

A 4ª edição dos BTL Blogger Travel Awards irá premiar os melhores blogues de viagens do país que se destacaram ao longo do último ano nas categorias: Viagens Pessoal, Viagens Profissional, Fotografia de Viagens e Blogue de Viagens Eleito pelo público.

De destacar ainda que a BTL irá premiar a inovação e a dinâmica das empresas e entidades expositoras, elegendo o Melhor Stand Profissional e o Melhor Stand Público.  

Partilhar

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo. Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

Raquel Carvalho has 169 posts and counting. See all posts by Raquel Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.