Nova plataforma TUR4all promove turismo acessível para todos

A Accessible Portugal, a Fundação Vodafone Portugal e o Turismo de Portugal com o apoio da ENAT – European Network for Accessible Tourism, e em parceria com a PREDIF em Espanha, criaram a primeira plataforma ibérica na área do turismo acessível, a TUR4all, que estará disponível em português, castelhano, francês, inglês, alemão, italiano e mandarim.

A nova plataforma vai permitir a consulta da oferta turística de Portugal e Espanha, tendo como mais-valia, o facto de mostrar informação objectiva e actualizada sobre as condições de acessibilidade para todos em hotéis, monumentos e museus, assim como a oferta de transportes adaptados e restaurantes com menus em braille. Desta forma, cada pessoa poderá decidir sobre quais os locais que considera mais acessíveis face às necessidades especiais que tem em determinado momento e, assim viajar sem limitações.

O site estará disponível a partir de Setembro em www.tur4all.pt, chegando aos utilizadores como website e aplicação móvel e a informação será analisada por especialistas e poderá ser comentada pelos próprios utilizadores.

Esta plataforma, que está ainda a ser desenvolvida, foi apresentada na última edição da BTL, em Lisboa, e resulta da convergência de várias vontades. Para Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, “ vem ao encontro de um dos eixos fundamentais da estratégia do Turismo em Portugal e do projecto nacional “All for All”: tornar o nosso País um destino acessível para todos”. A responsável garantiu que numa sociedade cada vez mais global “torna-se imperativo desenvolver soluções inclusivas”.

Para Mário Vaz, Presidente da Fundação Vodafone Portugal, “num mundo inegavelmente tecnológico, e numa perspectiva de futuro, onde a autonomia e a inclusão são premissas críticas, é importante que todos possam produzir e partilhar conhecimento e experiências. A TUR4all virá certamente ser um meio de troca de informações e um ponto de referência no que diz respeito ao turismo acessível”.

Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, acredita que esta ferramenta vai permitir a todos os agentes do sector turístico adaptarem e qualificarem a sua oferta turística às necessidades específicas de quem os visita, e destacou que “cumpre o propósito de dotar Portugal como um destino turístico que sabe “Receber Bem””. Além disso, “representa uma excelente oportunidade de negócio para as empresas e para o país”, garantiu, salientando ainda que a TUR4all é “uma ferramenta de extrema importância que dá um claro sinal de desenvolvimento e cidadania”

Já Ana Garcia, Presidente da Accessible Portugal, realçou haver um trabalho árduo “para a qualificação e promoção do Turismo para Todos em Portugal. O Mundo é global, a idade dos turistas está aumentar e é necessário criar condições para que todos possam viajar em segurança e com a qualidade de que necessitam para apreciarem os destinos. Trata-se de uma questão de dar resposta às necessidades do mercado e igualmente uma questão de ética”.

 

Partilhar

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo. Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

Raquel Carvalho has 169 posts and counting. See all posts by Raquel Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.