Viseu é a 1ª Cidade Nacional Convidada da BTL

A edição deste ano da BTL que decorrerá entre 15 e 19 de Março, na FIL, no Parque das Nações, tem uma novidade. Será a primeira a ter uma cidade convidada. A escolhida foi Viseu. A nova categoria surge no contexto da declaração de 2017 como ‘Ano Oficial para Visitar Viseu’, promovida pela autarquia, e da política de inovação daquela que é a mais importante feira internacional de turismo do pais, a BTL.

A revelação teve lugar em Lisboa, num encontro organizado para jornalistas e parceiros, e promovido pelo município de Viseu, Turismo do Centro, Fundação AIP e a Comissão Organizadora da BTL.

Esta iniciativa da BTL tem em conta o interesse cada vez maior do grande público, e descentralizar o turismo para outras cidades do país, salientando o papel das entidades regionais e das autarquias e que as cidades têm características únicas que devem ser potenciadas.

O objectivo é aumentar a notoriedade e a reputação de Viseu no mercado interno, bem como a valorização do papel das cidades no turismo. Almeida Henriques, edil de Viseu, disse que este “novo estatuto é um empurrão na promoção de Viseu enquanto destino, no ano que deverá registar os melhores indicadores turísticos da década”. O responsável lembrou a recuperação dos anos da crise do turismo nacional, e que esse ‘boom’ “reclama iniciativas como esta e a afirmação de destinos complementares”. “Cidades médias como Viseu, podem constituir alternativas de excelência às grandes cidades e às regiões turísticas tradicionais”, concluiu.

Já o presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro, Pedro machado, defendeu que “a atribuição a Viseu do estatuto de ‘Cidade Nacional Convidada da BTL 2017’ na sua primeira edição, premeia o excelente trabalho desenvolvido pelo Município, honra a Região Centro de Portugal, estimula empresas e constitui um enorme incentivo para a captação de novos investimentos para a actividade turística”.

Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP disse aos jornalistas que a 29º edição da BTL “será a maior de sempre”, frisando que tem “uma dinâmica própria”. Realçou esperar que seja a melhor BTL de sempre, e que, tal como em edições anteriores, quer “proporcionar aos empresários bons negócios”. “São os empresários que fazem crescer a economia do país, através do conhecimento, da qualidade, inovação e competitividade”, frisou.

Escolher Viseu como a primeira cidade convidada foi natural, pelo papel desenvolvido entre a câmara e a região de turismo, na “revalorização da cidade enquanto destino, desenvolvendo aspectos económicos, culturais e turísticos”.

 

Partilhar

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo. Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

Raquel Carvalho has 169 posts and counting. See all posts by Raquel Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.