Porto e Norte de Portugal registam o melhor verão de sempre

O Porto e Norte de Portugal parece estar na moda e a atrair cada vez mais turistas. A região registou mesmo o melhor verão de sempre, sendo procurado de forma crescente como destino de férias. No final de Agosto, a região tinha atingido 4,652 milhões de dormidas, mais 528, 5 mil do que em 2015. Uma tendência que a manter-se, pode levar a região a atingir as 6,6 milhões de dormidas até ao final do ano, num resultado que Melchior Moreira, Presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) entende como “excecional”. Os dados revelados agora pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam ainda “outras notas positivas”: em Agosto o Porto e Norte foi o destino com maior crescimento continental na taxa de ocupação (64%) passando de 1,4 para 2,1; o território teve a maior subida nacional nos proveitos por aposento (18,5%). Agosto também trouxe mais espanhóis ao Porto e Norte: continua a ser o principal mercado emissor e teve este mês crescimento de cerca de 10%.

Estes números são, de acordo com Melchior Moreira, “o espelho de uma estratégia que assumimos diferenciadora, inclusiva e assertiva envolvendo o sector público e privado da Região”.

Foram entretanto conhecidos dados de Setembro. Por exemplo, no Porto Welcome Center (PWC) foram atendidos de forma presencial 2500 turistas sendo os franceses (458) os que representam o maior número de visitantes, seguidos dos espanhóis (408) e dos alemães (236) em termos europeus.

Fora da Europa, destaca-se um grande número de turistas dos Estados Unidos (144), seguido do Brasil (111) e Canadá (52).

O PWC contabilizou um número total de entradas de 13 mil. Dessas, exceptuando o dia da inauguração, a 27 de setembro, que registou 4037 entradas, registou-se, em 14 dias, um total de 8787 entradas na Loja. Da análise do período de estada na região há a salientar um elevado número de turistas que passam mais de 4 dias na região. Os produtos mais procurados pelos turistas são City Short Breaks e Touring Cultural assim como um grande número de pedido de eventos.

No que se refere à loja do Aeroporto, verificou-se  um aumento significativo de 8% entre os meses de setembro de 2015 e 2016 no total de visitantes (de 24218 vs 26192). No topo das nacionalidades que procuram o Porto e Norte a França (com aumento de 22% em relação ao ano anterior), Espanha e Alemanha, que ultrapassa o mercado britânico, agora em 4º lugar com (-11% do que o ano passado).

Mas também os portugueses estão cada vez a procurar mais a região. Prossegue o aumento registado nos meses anteriores de turistas nacionais provenientes de Lisboa, Faro e Ilhas, em city short break (+13%). De referir ter-se registado igualmente um aumento significativo de turistas provenientes do Leste Europeu, com a introdução de mais uma rota da WizzAir, desta vez entre o Porto e Budapeste, a partir do dia 2 de setembro.

Os dados da INE dão ainda conta que se observa uma variação positiva de 8% no total dos produtos estratégicos com destaque para o Turismo de Negócios/MICE com mais 22% do que no ano anterior (Congressos, Feiras e Incentivos diversos, usuais nesta altura do ano), seguido dos produtos Eventos com 11% (Eventos desportivos na sua maioria, com especial destaque para o jogo FCP vs Copenhaga e a Meia Maratona do Porto). Destacar também a maior procura de programas de degustação de vinhos e visita a Quintas de produção de Vinhos do Porto e outros, daí o aumento em 10% do produto Gastronomia e Vinhos, acompanhado na mesma percentagem pelo Touring Cultural ao qual este tipo de programa geralmente se associa.

A referir que a estada entre os 2 e 3 dias são os períodos com maior procura, registando-se no entanto um aumento relativamente ao ano anterior nas estadas mais prolongadas.

No topo das escolhas para dormir está a Hotelaria Tradicional, seguida de perto pelo Alojamento Local (Hostels, Guest Houses, Apartamentos) com tendência a crescer relativamente ao período homólogo (+ 8%).

Raquel Carvalho

Please like & share:

Facebook Comments

Raquel Carvalho

Lutadora e apaixonada pela vida. É assim que me caracterizo.
Para mim a família é o meu pilar e ser mãe foi um sonho tornado realidade. Os meus dois príncipes são a minha razão de viver e o meu orgulho. Adoro a minha profissão, pois escrever e fazer perguntas sempre esteve no meu ADN. Escolhi ser jornalista com seis anos de idade e consegui.

raquel-carvalho has 169 posts and counting.See all posts by raquel-carvalho

One thought on “Porto e Norte de Portugal registam o melhor verão de sempre

Deixar uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Enjoy this blog? Please spread the word :)